sábado, 9 de maio de 2009

REPORTAGEM DO IV JANTAR DOS ALHOENSES

A concentração dos Alhoenses no restaurante "Despensa do Grilo" estava marcada para as 20h00, mas o habitual trânsito da cidade de Lisboa impediu que alguns chegassem à hora combinada. Serviu este tempinho de espera para ir pondo a conversa em dia com aquele amigo que já não viamos à meses!

Quando compareceu o último dos 23 Alhoenses que marcaram presença no IV jantar, fomos preenchendo as mesas que nos aguardavam já com as entradas.

Os jarros de vinho e as imperiais foram-se multiplicando pelas várias mesas para que fossemos "molhando a palavra". Notava-se a alegria nas pessoas por estarem a participar num convívio com as gentes da terra.

E o polvo à lagareiro chegou! Servido em travessas de barro, bem regado pelo azeite e alho característicos, e acompanhado pelas batatas a murro. Por momentos, quase que as conversas bem animadas se esfumaram à medida que íamos degustando aquele delicioso e tenro polvo.

A conversa, invariavelmente, incidia no futebol, no celebre "o que é que tens feito?, não há quem te ponha a vista em cima", ou ainda "quando é que vais a Alhões? Vais à festa de S. Plágio". Pelo meio surgiram, naturalmente, muitas conversas paralelas sobre variados assuntos...

Como a lei Portuguesa impede (e bem, diga-se!) que se fume em estabelecimentos fechados, alguns Alhoenses aproveitaram para "matar" o vício após o primeiro prato. Quando regressaram, já o segundo prato ia sendo servido... este foi composto por costeletas de novilho (de raça Arouquesa pois claro!!), arroz, batata frita e a saudável salada. Apesar de estarem todos bastante satisfeitos, a uma sobremesa nunca se diz não! No fim, para que o cansaço não toma-se conta daqueles que tinham acordado bem cedinho, não podia faltar o café.

O próximo jantar será organizado pelo Carlos Pilim, que faz questão de se redimir de não ter organizado o IV jantar como era suposto. A data e o local serão estipulados pelo organizador.
Para que no futuro a organização destes jantares/convívios sejam mais facilitada decidiu-se criar uma base de dados com os contactos de todos os Alhoenses a residir em Lisboa e arredores. Quem não teve oportunidade de ir ao jantar, mas que esteja interessado em participar em eventos futuros, pode enviar-me um e-mail (inacioduarte@gmail.com) com o primeiro e último nome, nº de telemóvel e e-mail, para que possa constar dessa base de dados.

Visto o jantar ter sido do agrado de todos os presentes, alguns mais entusiastas tiveram a excelente ideia de criar uma associação com a finalidade de organizarem um evento anual, que incluiria a deslocação em autocarro para um local a designar. A ideia surgiu ... agora resta que alguém se disponibilize e avance para essa organização.

Em baixo deixo algumas fotografias ilustrativas deste fantástico jantar, disponibilizadas pelo Guilherme.

Saudações Montemurenses.




















6 comentários:

NUNO disse...

belas fotos, cada vez mais pessoal, e essa foto do polvo abriu o apetite

Ant.Teix.Rodrigues disse...

Obrigado por mostrarem essa umiao.
Pena nao serem mais.
Com tanta gente de alhoes que esta em Lisboa.
Se calhar os que faltaram nao tiveram conhecimento....
Digo eu.ABRAçO AO PESSOAL
António T.Rodrigues

A. Pontes disse...

Fantástico texto...parecia que eu também estava no jantar.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

oi malta espero que se tenhao divertido as fotos divulgao isso ainda bem que fazem esses encontros ainda se reunirao bastamtes para comer se fosse para trabalhar nao apareciao tantos. Tenho pena da nao estar presente.UM GRANDE ABRAçO A TODOS.

correia miguel disse...

boas pessoal de alhoes, estive a ver as fotos e pouca gente conheco das que vi, mas o importante e ver que o pessoal de alhoes se junta para um convivio ,,, deve ser fixe abracos para todos

pedro r disse...

desde ja os parabens ao Inacio pela maneira de escrever,parece k mesmo uma pessoa n vendo as fotos, cnsg perceber e sentir como s fosse real somente lendo.
ta um blogge bem organizado,estruturado;enfim era disto k Alhoes tava a precisar, e todos os Alhoenses.parabens abraço ao pessoal.
bem esses jantares são sempre fantasticos nem s da pelas horas passarem.