sábado, 4 de abril de 2009

ALHÕES, há tradições que continuam nos dias de hoje bem presentes. Visite esta terra!

A vida de Alhões, não muito diferente das demais aldeias do norte interior, roda com calma, ao ritmo das estações do ano, das festas e feiras do monte, tradicionais desta e das aldeias vizinhas e das festividades sazonais. Uma das que os jovens e menos jovens esperam mais ansiosamente, é certamente o Carnaval, que vulgarmente se designa por Entrudo.

O pessoal, combina qual a "máscara" de cada um, digo entre aspas, porque alguns não têm máscaras e o que lhes serve para fantasiar, é a roupa dos pais, das avós, o vestido de noiva da vizinha... decidida a fantasia de cada um, começa o "assalto" à arca da roupa dos familiares, em busca dos adereços adequados, e cada qual enfatiza a personagem escolhida. De noivas, de velhinhas, de pedintes, de velhos coxos, enfim da personagem favorita, que se traduz nos normalmente designados “mascres, madames e farrapões”.

Seguidamente calcorreiam as ruas da aldeia, visitam casa por casa, a identificação de cada um, é um dos segredos mais bem guardados, e os comentários do povo provocam as mais hilariantes gargalhadas, ao confundirem uns com os outros, apenas com base em pressupostos como altura, ou algum outro detalhe esquecido…

De Domingo Gordo a Terça-feira de Carnaval, os rapazitos e as raparigas solteiras que se cuidem. São o alvo preferido dos mascres e madames -, desde o encurralamento dos miúdos em cortes, ao lançamento de cinza e farinha nos cabelos das raparigas, às molhas e às enfarruscadelas com carvão dos “tições” da lareira, são o corolário desta entusiástica e animada tradição!

Os “bons da fita” são mesmo os farrapões que tentam proteger as raparigas destas atrocidades! Como recompensa pela diversão proporcionada, nos estabelecimentos do Ircílio, da Maria Emília e do Fernando (Café Emigrante), muitos espectadores oferecem uns copázios!

São assim as brincadeiras carnavalescas em Alhões. Como é bom haver um tempo para a “parvoíce” e para a folia, que termina na Terça-feira de Carnaval, quase sempre com um enorme e animado baile!

O Carnaval é espantoso, louco e espontâneo. As pessoas brincam, pulam, dão largas à sua imaginação!

Foi assim o Carnaval de 2009, vejam as fotos.

Guilherme Gonçalves.




















8 comentários:

Ant.Teix.Rodrigues disse...

grande (farrapada)parabens ao fotografo

f. pereira disse...

muitos parabéns pelas fotos e um abraço para os participantes

Admin disse...

Os créditos vão na totalidade para o Guilherme! Se tiverem fotos da nossa aldeia que queiram ver aqui publicadas enviem para o meu mail pessoal (inacioduarte@gmail.com). Abraço.

Guilherme Gonçalves disse...

Os parabéns são de todos nós muito especialmente dos “mascres, madames e farrapões” que nos deram a possibilidade de os fotografar e de os ver a corporizar esta, ao que sei, ancestral tradição das gentes de Alhões.
Um abraço a todos os visitantes deste blogger.

fernando pereira disse...

Boas tarde pessoal, tenho algumas fotos da aldeia e também das lutas nas portas, irei enviá-las brevemente e deixo ao critério do adm. colocá-las ou não
um abraço
fernando pereira

correia miguel disse...

ola boas noitas a todos os participantes deste blog
em primeiro lugar parabens pelas fotos estao espetaculares
gostei muito de ver e relembrar os tempos do carnaval que ai passei
belos tempos
espero que esta linda tradicao da nossa terra nunca seja esquecida


boa noite
ate breve
Miguel Correia

Admin disse...

Olá Miguel! Tudo bem? De facto eu também desejo que esta tradição nunca seja quebrada, mas hoje os tempos são outros...à medida que os anos passam os jovens são cada vez menos. Infelizmente não há nada que possamos fazer para inverter esta "fuga" para o litoral de Portugal ou para o Estrangeiro! Resta que todos os Alhoenses regressem nas férias à aldeia onde nasceram, para pelo menos nesta altura, darem outra vida a Alhões.

pedro r disse...

bem eu confesso so conheço 1 e não tenho a certeza se e quem eu penso.
e bom ver que inda se mantem esta tradição do carnaval na nossa aldeia.
boa noite